Em fevereiro deste ano comemoraram-se os 10 anos do início das atividades da Agência Nacional de Transportes Terrestres. Nestes 10 anos, o trabalho da ANTT foi ganhando volume e destaque e encontra-se em constante aperfeiçoamento visando uma regulação dos serviços tutelados de transportes terrestres com cada vez mais qualidade para o usuário, benefícios à sociedade e o menor impacto socioambiental negativo. Tendo em vista esta importante data, dedicamos a Reportagem desta edição à Agenda Regulatória da ANTT, com foco nos resultados que este instrumento pretende levar à sociedade.
Nossa Entrevista é com o senhor Mário Alves, da REFER Telecom, empresa pública portuguesa de telecomunicações. Vinculada à REFER, empresa pública responsável pela gestão da infraestrutura ferroviária naquele país, a REFER Telecom surgiu para prover os serviços de telecomunicações necessários à operação ferroviária. A entrevista explora a história dessa empresa e de como uma atividade que era tida como um custo da atividade ferroviária passa a ser uma atividade lucrativa a partir do momento que passa a prestar serviços também para terceiros.
Os artigos desta edição contemplam assuntos diversos, dos quais dois dizem respeito a atividades da ANTT. O primeiro trata de uma parceria entre a ANTT e a Universidade de São Paulo, por meio da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz para coleta e análise de informações sobre fretes praticados no transporte rodoviário de carga. O segundo relata a metodologia e os resultados preliminares de uma pesquisa sobre transportes e meio ambiente junto a concessionárias de serviços públicos de transporte e órgãos públicos de transporte e meio ambiente.
Um dos artigos trata do impacto de parcerias entre Estado e iniciativa privada em projetos de transporte em Minas Gerais; outro da geografia da mortalidade no trânsito no Brasil. A edição traz, ainda, uma resenha de um livro sobre métodos estatísticos e econométricos para dados de transportes.
Compartilhamos com nossos leitores a boa notícia de que a Revista ANTT já é avaliada pelo sistema Qualis, da Capes. Para as áreas Engenharias I e Engenharias III, fomos enquadrados no estrato B5 e, para a área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, no estrato B4. Nossos autores, avaliadores e demais colaboradores são parte desta conquista.
Aproveitamos, ainda, a oportunidade para convidar os leitores a participar do Concurso de Fotografia Revista ANTT, cujo objetivo é fomentar um banco de imagens a serem usadas em nossas edições. O sítio eletrônico do concurso está no ar desde 1º de maio e as inscrições encontram-se abertas até 30 de junho. Os premiados serão capa das edições impressa e online da Revista ANTT.
Aproveitem a leitura!
Núcleo Editorial