A ANTT, como ente regulador do setor de transportes terrestres, reconhece a importância de ampliar o acesso ao conhecimento técnico-científico como forma de impulsionar o crescimento e evolução da área em que atua, e ao perceber a riqueza da produção técnica existente, lança a Revista ANTT.
A Revista ANTT é uma publicação cujo objetivo é promover maior interação entre a Agência e a sociedade, e servir de canal de disseminação do conhecimento técnico. Este novo espaço pretende proporcionar o intercâmbio de informações entre os diferentes públicos, como servidores da ANTT, pesquisadores, estudiosos, servidores de outros órgãos ligados aos transportes, profissionais da área e interessados em geral. É um meio de comunicação impessoal e imparcial, sem cunho comercial nem institucional, que aproxima a ANTT de seus regulados e usuários, além de abrir a possibilidade da participação de todos.
O periódico terá uma versão eletrônica de acesso livre, disponível no sítio da agência, por onde será possível acessar seu regulamento com as normas de participação e submissão de artigos. Ela conta com uma estrutura administrativa formada por um
Núcleo Editorial , responsável por conduzir os trabalhos de edição; um Conselho Deliberativo, formado por representantes da Diretoria Colegiada da Agência, Superintendência de Estudos e Pesquisas (onde se originou o projeto da Revista ANTT) a quem compete aprovar em última instância o conteúdo técnico que é publicado; e com o Corpo Técnico, formado por pesquisadores e profissionais de transportes, e áreas correlatas, que avaliam a qualidade técnica dos trabalhos.A primeira edição priorizou os trabalhos produzidos por técnicos da ANTT, por isso foi limitada ao público interno a possibilidade de submissão de artigos. As próximas publicações serão abertas ao recebimento de material produzido externamente por técnicos e acadêmicos do setor interessados em contribuir e enriquecer a Revista.
Nesta edição, os assuntos tratados abarcam alguns dos temas atuais dos transportes terrestres e sua regulação, como aspectos sócio-ambientais, tendências tecnológicas, projetos de grande impacto, regulação econômico-financeira, defesa da concorrência. A edição traz também uma entrevista com o diretor geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, na qual ele reforça a intenção da publicação ser um veículo adequado para divulgação da produção técnico-científica do setor, bem como melhorar o diálogo com a sociedade, agregando conhecimento e potencializando a qualidade da regulação exercida pela ANTT. A Revista traz também uma reportagem que faz um balanço dos 15 anos do Programa Federal de Concessões de Rodovias, sua evolução e perspectivas.
Boa leitura e participe das próximas edições.