Nesta edição, a Revista ANTT apresenta artigos que tratam de importantes matérias, que se destacam no momento atual: “As finalidades do Conhecimento de Transporte Multimodal de Cargas de acordo com as legislações brasileiras” e “Análise dos Custos Logísticos”
A integração dos serviços que utilizam mais de um modo de transporte por todo o percurso, desde a origem até o destino final, é o que se conhece por transporte multimodal. O transporte multimodal apresenta claras vantagens em relação às demais definições que realizam suas operações utilizando mais de uma modalidade, como o transporte intermodal e o transporte combinado.
O OTM tem a função de coordenar e administrar o transporte em todos os modos utilizados para a operação de Transporte Multimodal. O conhecimento de transporte multimodal estabelecido para atender a legislação concernente se apresenta como um documento inovador, ao mesmo tempo simplificador. Tal documento além de abrir a possibilidade de se transformar em documento eletrônico, otimiza e reduz os custos logísticos.
Não menos importante, o leitor tem a seu dispor tema que trata do poder normativo das agências reguladoras e a discricionariedade técnica, assim como um artigo que apresenta proposição de um modelo de alocação de locomotivas minimizando o consumo de combustível e outro se refere aos aspectos necessários à formação de um programa especial de treinamento em engenharia rodoviária.
Boa leitura!
Núcleo Editorial