Seu Browser esta com problemas de leitura de javascript!

Volume 3 Número 2 - Novembro de 2011
ISSN: 2177-6571

Uso de ferramentas computacionais para apoio à decisão de localização logística: Criação do software "Logística PRO 1.0¹"

Using computational tools to localization decision logistics support: Creation of Software “Logística PRO 1.0”
18/11/2011

1. Esta pesquisa contou com apoio financeiro da FAPEMIG
Gustavo Bastos Braga - Universidade Federal de Viçosa

Resumo

Desde o início da humanidade o homem tem necessidade de conduzir mercadorias do lugar em que são criadas ao lugar em que são consumidas. A partir disso, surgiu a logística, que evolui em uno com a humanidade. Considerando essa evolução e considerando a atualidade como um ambiente cada vez mais intricado e com sistemas de informação em constante aprimoramento, o uso de recursos computacionais na logística passa a ser uma necessidade. Softwares voltados para a logística normalmente são voltados para uma realidade estrangeira, e assim optam por banco de dados não nacionais e pela interface em língua inglesa. Essa conjectura contribuiu para o objetivo deste artigo: arquitetar um programa voltado para brasileiros que auxilie na decisão de localização em logística. Como abordagem teórica para elaboração do software, foi considerada a literatura de diversos estudiosos da logística como Ballou e Stock. Para confirmar a eficácia do programa, utilizou-se uma abordagem de problemas fictícios, através dos quais foram elaboradas soluções práticas para problemas exemplo corriqueiros na logística. Os resultados foram bem-sucedidos e apontaram para o cumprimento do escopo estabelecido.

Palavras-chave: logistica, localizacao, recursos computacionais ao apoio a decisao, software.
Abstract

Since humanity’s beginnings, man has need to drive from point where goods are created to where are consumed. From this arises the logistics, which evolves together with humanity. Considering these developments and considering the current environment as an increasingly intricate and information systems in constant improvement, the use of computational resources in logistics becomes a necessity. Software solutions providers for logistics are usually directed to a foreign reality, and thus, opt for non-national database and interface in English. This conjecture has contributed to scope of this work: design a program to Brazilian's actuality, to assist in localization decision in logistics. As a theoretical approach of software-development, was considered the literature of several logistics scholars, such as, Ballou and Stock. To confirm effectiveness of program, we used an approach to fictitious problems, by which resolutions were prepared to treat common practices in logistics. The Results were successful and pointed to comply with target.

Keywords: logistics, location, computational resources to support the decision, software.

1 Introdução

Desde o nascer da história humana, mercadorias são feitas em locais onde não são consumidas, assim como não estavam disponíveis em períodos de demanda maior. De acordo com Ballou (2006), alimentos e outras commodities eram espalhados por diversas localidades, sendo fartos e acessíveis unicamente em determinadas estações do ano. Assim, nesses tempos tão remotos, surgiu a logística, ainda sem essa denominação, tendo passado a ter papel capital na evolução da humanidade.

De acordo com Ballou (2006), o grande passo da logística ocorreu na revolução industrial. A partir daí, o controle e os moldes da logística contemporânea foram traçados. E a necessidade de cálculos cada vez mais complexos e decisões estruturadas passaram a surgir com maior vigor. A decisão da localização passa a ser capital para estruturar uma organização lucrativa.

No século XX, após a Segunda Guerra Mundial, segundo Decicino (2010), inicia-se a terceira revolução industrial. Ela não vai além somente da indústria, engloba também a tecnologia e a ciência. A logística, neste ponto, passa a ser apoiada pela chegada dos sistemas de informação. As empresas passam a ter a possibilidade de efetuar cálculos e simulações com agilidade não conhecida até então. Grandes empresas passam a investir pesado nesses sistemas, não demonstrando arrependimento. Por exemplo, a Fedex, que foi a primeira a oferecer serviço de entrega para o dia seguinte, em 1973, nos Estados Unidos. No final dos anos 1980, ela passa a investir alto em tecnologia da informação, tendo conseguido o controle de todo o ciclo do pedido do cliente. Com isso, ela podia manter a total rastreabilidade do pedido. Atualmente, seu sistema processa 63 milhões de transações por dia, o que equivale a três milhões de pacotes entregues (Nazário, 2010).

Mais especificamente na área de localização, softwares começam a surgir facilitando as decisões dos administradores logísticos. Um grande, e bem sucedido, exemplo é o Logware™ de Ballou, criado em 1999 para complementar seu livro Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos/Logística Empresarial.

Contudo, há uma ausência de programas que lidem com a realidade nacional e com banco de dados voltados para brasileiros. Assim surge a ideia motriz deste estudo: a criação de um sistema que permita ao gestor brasileiro localizar com melhor informação, seja sua planta, filial, ou centro de distribuição. Dentro desta perspectiva, foi concebido o software Logística PRO, facilitando e embasando a tomada de decisão.

 

2 Metodologia

Visando principalmente a solucionar o problema da localização vivido pelas empresas nacionais, baseando-se nos esteios da simplicidade, dinâmica, permitindo simulações rápidas e precisas, foi elaborado o software Logística PRO. O software foi arquitetado na plataforma Windows®, utilizando-se do programa Microsoft Excel 2007®, associado ao Visual Basic For Applications®, que permite aos usuários uma interface simples.

Segundo Martel e Vieira (2008), o uso do Excel na logística é válido e aconselhável, uma vez que permite ao usuário adaptar o software à sua necessidade, como no recurso que permite ao operador criar fórmulas. O software ainda conta com recursos que oferecem outputs¹ dos dados em softwares facilitadores da logística o Google Earth™ e o sítio da internet Google Maps™ (Martel; Vieira, 2008). Esses recursos permitem maior interação do usuário, além de facilitar a visualização até mesmo em três dimensões da futura localização logística.

No presente estudo, como metodologia para aferir a eficácia do produto desenvolvido, foi elaborada uma série de problemas exemplo fictícios. No decurso do estudo, eles serão apresentados e serão listadas as capacidades do software e uma explicação da teoria em que é embasada cada módulo do mesmo.

1.Em informática, significa a informação produzida pela operação de processamento de dados. Produto de um sistema, também conhecido como "saída".  Dicionário de marketing (2010) disponível em <http://dicionariodemarketing.powerminas.com/dic_marketing_o.htm>

 

3 Desenvolvimento

3.1 Logística e localização

Vários autores buscaram deliberar sobre a acepção do termo logística, entre eles Bowersox e Closs (2001).

Logística é o processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo e armazenagem de mercadorias, serviços e informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender às necessidades dos clientes (BOWERSOX; CLOSS, 2001, p.19).

Gasnier (2002) traz sua definição de logística, agregando à definição de Bowersox e Closs (2001) o fato de a logística, além de buscar satisfazer os anseios dos clientes, assegurar as exigências de todos os stakeholders envolvidos.

Assim, para este artigo, será proposto o uso da seguinte definição: Logística é o processo de administração do fluxo e armazenagem de mercadorias, pessoas, animais, serviços e informações, que sejam interdependentes, assim como das tarefas subjacentes a este procedimento, desde o início até o fim da cadeia de suprimentos, com o escopo de atender às requisições de todos os stakeholders envolvidos.

Uma vez compreendido o conceito de logística, será abordada a  importância da sua localização. Segundo Sakai (2005), um dos pontos fundamentais que devem ser abordados na logística é a localização, que é uma das facilitadoras no fluxo das mercadorias, serviços e será enfoque do presente estudo. A localização, pelo fato de ser uma decisão de longo prazo e alta complexidade, é uma atividade estratégica da logística como dito por Filho (2000) e também por Nazário (2010).

No planejamento estratégico, as informações logísticas são sustentáculos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da estratégia logística. Com frequência, as decisões tomadas são extensões do nível de apoio à decisão, embora sejam mais abstratas, menos estruturadas e com foco no longo prazo. Como exemplo, podemos citar as decisões baseadas em resultados de modelos de localização de instalações e na análise da receptividade dos clientes à melhoria de um serviço. (Nazário, 2010)

Corroborando esta informação, na Tabela 1 estão anotadas algumas das decisões características da distribuição física, parte fundamental da logística, de acordo com o nível em que são ou deveriam ser tomadas.

Tabela 1 – Decisões estratégias e operacionais da distribuição física

Devido ao alto grau de dificuldade em mensurar as variáveis que contemplam uma decisão de localização, é natural o uso de sistemas de informação computadorizados (Nazário, 2010). Pensando nessa assertiva, foi criado juntamente com este trabalho de conclusão de curso um software que permite ao administrador responsável pela decisão da localização tomar uma decisão estruturada apoiada por métodos amplamente usados na literatura.

3.2 O software Logística PRO versão 1.0 e o sítio “logisticapro.com”

Com o escopo de ampliar o acesso ao produto e mantê-lo em atualizações constantes, juntamente com o software foi criado o sítio na internet “logisticapro.com”, que permite ao consumidor do programa enviar o feedback de seu uso, além de promover sua aplicação e facilitar o acesso aos interessados.

O site foi criado utilizando do CMS (Content Management System,  em português Sistema de Gestão de Conteúdo) Joomla, que, segundo Avelino et al. (2010), é um facilitador tanto para o usuário como para o administrador. Ainda, segundo Avelino et al. (2010), o Joomla, assim como todo o software CMS, conta com recursos como  Controle de usuários; Gerenciamento de taxonomia - classificação do conteúdo em categorias; Fácil publicação e navegação através do conteúdo publicado; Recurso de comentários para cada conteúdo publicado; e Indexação do conteúdo publicado e busca.

3.3 Problemas exemplo da aplicação do software Logística PRO versão 1.0

No decurso das próximas laudas, serão apresentados os problemas exemplo conforme a metodologia citada no tópico 2 deste artigo.

3.3.1. Módulos do software Logística PRO versão 1.0

A partir da aplicação dos problemas exemplo, faz-se necessária a abordagem dos módulos presentes no aplicativo. Logo após a iniciação do software, após a tela de boas-vindas, são apresentados os módulos integrantes do programa, que são: Centro de Gravidade, Ponto de Equilíbrio, Avaliação dos Fatores Qualitativos, Mediana, Coeficiente de Eficiência Geral da Frota e Localizador de Endereços. Alguns destes módulos são essenciais para a decisão estruturada da localização, de acordo com Ballou (2006). Essa dinâmica, em que todos os módulos são apresentados em uma mesma tela já utilizada em outros softwares consagrados na área da logística como o Logware™, (Ballou, 1999), facilita o uso.

3.4 Problema exemplo Empresa Alfa Ltda. O uso do Módulo “Centro de Gravidade”

O método centro de gravidade é também conhecido como centro de gravidade exato, p-gravidade, método do mediano e método centróide (Mendonça; Cunha; Leal, 2010). É conhecida como centro de gravidade uma determinada localização no lugar em que os custos são minimizados (Slack et al., 2002). Segundo Bowersox e Closs (2001), o método Centro de Gravidade é uma técnica analítica utilizada em problemas de localização para localizar uma instalação no centro de gravidade, podendo esse ser o centro de peso, o centro de distância, o centro combinado de peso-distância ou ainda o centro combinado de peso-tempo-distância em uma dada região de atuação, para selecionar a alternativa de menor custo. O software Logística PRO utiliza para o cálculo do centro de gravidade a fórmula apresentada por Campos (2004), descrita a baixo:

Em que XX = Coordenada de latitude da instalação localizada; YY = Coordenada de longitude da instalação localizada; Xi = Coordenada de latitude dos pontos de fonte e demanda; Yi = Coordenada de longitude dos pontos de fonte e demanda; Vi = Volume no ponto i; e Ri = Taxa de transporte até o ponto i

Explicada a metodologia de cálculo, será feito seu uso no problema exemplo. Abordaremos o caso da Empresa Alfa Ltda., que está estudando criar uma nova unidade que atenderá à seguinte matriz logística citada na Tabela 2.

Tabela 2 – Matriz logística da Empresa Alfa Ltda.
 

Município Volume (em t) Custo do transporte (em R$/t) Fonte/Demanda
Viçosa – MG 500 R$ 70,00 Fonte
Belo horizonte – MG 1000 R$ 65,00 Demanda
Visconde do Rio Branco – MG 130 R$ 73,00 Fonte
Vitor Hugo – ES 100 R$ 78,00 Fonte
Itu – SP 750 R$ 67,00 Demanda
Campos – RJ 800 R$ 71,00 Fonte
Curitiba – PR 1100 R$ 63,00 Demanda
Diamantina – MG 790 R$ 74,00 Fonte
Itaperuna – RJ 690 R$ 68,00 Fonte
Jaguariúna – SP 975 R$ 75,00 Demanda

Fonte: Elaborado pelo autor (2010).

Uma vez estabelecidos os pontos a serem atendidos, transcrevemos os dados para que o programa “Logística PRO” possa realizar os cálculos. Primeiramente, acessamos o módulo centro de gravidade do software e inserimos os dados mostrados na Tabela 1, obtendo os seguintes resultados:

Figura 1 – Problema exemplo Empresa Alfa Ltda. utilizando o centro de gravidade

Fonte: Elaborado pelo autor (2010).

Como visto na Figura 1, o ponto do centro de gravidade do caso estudado é -21,74312 de latitude e -44,83487 de longitude. Para que o usuário possa identificar melhor e tomar uma decisão mais consciente, o programa proporciona diversos recursos como a visualização gráfica (Figura 2), a visualização no mapa do ponto através do sítio Google Maps™ e a visualização em três dimensões com o auxílio do software Google Earth® (Figura 2). Nos dois últimos recursos, o usuário tem a opção de roteirizar, com mapas atualizados, e assim ter acesso a informações como distâncias do centro de gravidade a um determinado ponto, além de um tempo estimado, visualização de imagens de satélite dos pontos estudados, trânsito em tempo real, existência de pedágios no trecho, opção por uma rota alternativa e uma descrição detalhada da rota.  Esses são os diferenciais do Logística PRO em relação a outros softwares presentes no mercado como o Logware, Arena e o Lindo, que não apresentam tais recursos.

Figura 2 – Visualização gráfica e no Google Earth do centro de gravidade: Problema exemplo Empresa Alfa Ltda.

Fonte: Elaborado pelo autor (2010).

Como normalmente o ponto centro de gravidade se encontrará em um local inóspito, o software possui um recurso que sana essa dificuldade. O módulo “Cidades próximas do centro de gravidade” lista ao usuário as localidades conhecidas em um raio previamente determinado, assim como sua distância exata do ponto ideal. Para o cálculo das distâncias, foi utilizada a seguinte fórmula abordada na literatura por Martel e Vieira (2008):

Em que (lata, longa), (latb, longb) são a latitude e a longitude de a e b em radianos, e 6371 é o diâmetro da terra em quilômetros.

Para efeitos do problema exemplo, utilizamos um raio de 25 quilômetros, por questões de conveniência, do centro de gravidade, obtendo como resultado as cidades de Baependi – MG, Bocaina – MG, Cabritos – MG, Cruzília – MG, Minduri – MG e São Tomé das Letras – MG.

Assim, com essas localidades, o gestor que cuidará da localização pode aplicar outro método de escolha, como, por exemplo, o uso de uma abordagem qualitativa como a avaliação dos fatores qualitativos, tema do tópico subjacente.

3.4.1. Problema exemplo Empresa Alfa Ltda. O uso do Módulo “Avaliação dos fatores qualitativos”

Segundo Campos (2004), o método da avaliação dos fatores qualitativos, ou ponderação qualitativa, é empregado quando não se consegue que sejam atribuídos quantitativamente os custos para todas as possibilidades do problema. A ele, são atribuídos diversos critérios que serão usados para cada localidade.  Na sequência, é atribuída uma nota para cada item em relação ao seu critério, sendo atribuídos pesos para cada um deles. A pontuação final de cada alternativa é dada pela soma ponderada das notas com os pesos dos critérios.

O software Logística PRO utiliza a seguinte fórmula para atingir o resultado desta avaliação (Campos, 2004):

Em que Ni= Ponderação final para a localidade i; k = Número de critérios; i = Localidade; j = Critério; Pj = peso relativo do critério j; e F = Valor do fator j para a localidade i.

Exemplificando o uso no programa, dando continuidade ao problema exemplo anterior, será usada essa metodologia nas localidades previamente selecionadas como “próximas ao centro de gravidade”.

Os fatores selecionados para a localização estão na Tabela 3, com seus respectivos pesos. Os fatores e seus respectivos pesos foram extraídos do trabalho de Moreira e Ihy (2006).

Tabela 3 – Fatores selecionados para o caso da Empresa Alfa

Pesos Fatores
10 Disponibilidade de pessoal
15 Aspectos sindicais
20 Restrições ambientais
15 Qualidade de vida
15 Suprimento de matéria prima
15 Isenção de impostos
10 Desenvolvimento Regional

Fonte: Adaptado de Moreira e Ihy (2006)

Na Figura 3, podemos visualizar as seis localidades no software assim como as respectivas notas dadas a cada um dos fatores. Assim, fica estabelecida a melhor cidade como São Tomé das Letras – MG, com a nota 3,85; seguida por Cruzília – MG, com nota 3,80; Cabritos – MG, com nota 3,75; Bocaina – MG, com nota 3,65; Baependi – MG, com nota 3,55; e, por último, Minduri – MG, com nota 3,30.

Fonte: Elaborado pelo autor (2010).

Figura 3 – Problema exemplo Empresa Alfa Ltda. utilizando a avaliação dos fatores qualitativos

3.4.2. Problema exemplo Empresa Beta Ltda. O uso do Módulo “Ponto de Equilíbrio”

Segundo Campos (2004), corroborado por Moreira e Ihy (2006), no método do ponto de equilíbrio são comparados diferentes localidades em função dos custos/totais de operação. Para isso, avaliam-se os custos a serem levantados para cada localidade e distribuídos por categoria preestabelecida. Esses custos são, consequentemente,  fixos e variáveis para permitir a análise de ponto de equilíbrio,  a qual é utilizada para decidir a localização do empreendimento.

O software Logística PRO faz uso da seguinte fórmula neste módulo:

Em que = Custos totais da localização i;= Custos fixos da localização i; = Custos variáveis unitários na localização i; e = Quantidade a ser produzida.

E a  melhor localização será aquela   que apresentar o menor custo fixo total.

Na exemplificação do uso deste módulo, usaremos o problema exemplo da Empresa Beta Ltda. A empresa reduziu a provável localização de sua nova fábrica a três locais: Belo Horizonte – MG, Brasília – DF e Campinas – SP. A empresa estima a seguinte matriz de custos e uma estimativa de produção de 25.000 unidades.

Tabela 4 – Estimativa de custos da Empresa Beta Ltda.

Cidade Custos Fixos / Ano (R$) Custo variável unitário (R$)
Belo Horizonte – MG 120.000,00 64,00
Brasília – DF 300.000,00 25,00
Campinas – SP 400.000,00 15,00

Fonte: Elaborado pelo autor, 2010.

Imputando os dados no software, obtemos os seguintes resultados:

Figura 4 – Problema exemplo Empresa Beta Ltda. utilizando o ponto de equilíbrio

Fonte: Elaborado pelo autor, 2010.

Como podemos visualizar no exemplo, a melhor localidade, considerando o menor custo, com um nível de produção de 25.000 unidades, é Campinas – SP, com um custo total de R$ 775.000,00.

O programa permite a simulação de outros níveis de produção, assim podendo variar a localidade. Usando, por exemplo, o nível de produção de 9.000 unidades, a melhor localidade passa a ser Brasília – DF, com um custo total de R$ 525.000,00.

Assim, o programa Logística PRO tem capacidade de fornecer respostas rápidas, facilitando a decisão da localização com essa metodologia.

 

4. Considerações Finais

Desde os primórdios da humanidade, a localização e a logística, apesar de ainda não existirem com esse nome, são fundamentais para a sobrevivência e evolução do homem. E com o advento da sociedade capitalista, as empresas buscam sempre aprimorar esses pontos. Assim surgem diversas metodologias que visam a sanar este problema, envolvendo, às vezes, cálculos complexos.

Pelo alto grau de dificuldade e pela necessidade de agilidade na tomada de decisão deste porte, é natural o uso de sistemas de informação computadorizados. O progresso da tecnologia de informação (TI) nos últimos anos vem possibilitando às organizações executar simulações e cálculos que auxiliam na decisão de localização com rapidez que antes era  inimaginável, prerrogativa  seguida na concepção do software Logística PRO.

Portanto, o software Logística PRO, criado para este estudo, consegue facilitar o processo de localização nas organizações, levando seus gestores a tomar uma decisão consciente. Sempre com recursos simples e de fácil visualização, além de ser totalmente adaptado à realidade brasileira, ele permite aos gestores usuários agilidade nas simulações.

 

Referências

AVELINO, Izabel; KUWATA, Jefferson; BARRÉRE, Eduardo. Construção de sites para comunidades virtuais e intranet utilizando CMS. Disponível em: <http://www.aedb.br/seget/artigos06/602_Artigo_Construcao_de_Sites_com_CMS.pdf>.  Acesso em 01 de Nov. 2010

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos/Logística Empresarial. 5 ed. São Paulo: Bookman, 2006.

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial. Porto Alegre: Bookman, 1999.

BOWERSOX, D.J.; CLOSS, D.J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento.  São Paulo: Atlas, 2001.

CAMPOS, Vanessa Ribeiro. Modelo multicritério de decisão para localização da nova cidade de Jaguaribara baseado no VIP Analysis. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco. CTG. Engenharia da Produção. Recife, 2004.

CARVALHO, Marília Sá. Conceitos Básicos de Sistemas de Informação Geográfica e Cartográfica Aplicados à Saúde. Ministério da Saúde. Brasília, 2000.

DECICINO, Ronaldo. Terceira Revolução Industrial: Atividades empregam alta tecnologia. Artigo Especial para a Página 3 Pedagogia e Comunicação. São Paulo, 2010.

GASNIER, D. G. A Dinâmica dos estoques: Guia Prático para Planejamento, Gestão de Materiais e Logística. São Paulo: Ed. IMAM 1ªed.,2002.

GRUPO LINX.  Logística. Disponível em: <http://www.grupolinx.com.br/div/sis/prodLog.asp>.  Acesso em 01 de Nov. 2010

MARTEL, Alain; VIEIRA, Darli Rodrigues. Análise e projeto de redes logísticas. São Paulo: Saraiva, 2008.

MENDONÇA, Jader Ferreira; CUNHA, Patrícia Reis; LEAL, Ilton Curty Junior. Análise logística da localização de um armazém para uma empresa do Sul Fluminense importadora de alho in natura. Disponível em: < http://www.aedb.br/seget/artigos09/545_Seget%20locinst%20rev01.pdf>.  Acesso em 01 de Nov. 2010

MOREIRA, Daniel Augusto; IHY, Mauro Takeo. Gerenciamento do abastecimento de mercadorias: Estudo de caso da reposição automática do Makro atacadista S.A. RAI - Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 05-22, 2006.

NAZÁRIO, Paulo. A Importância de Sistemas de Informação para a Competitividade Logística. Disponível em <http://www.faad.icsa.ufpa.br/admead/documentos/submetidos/A%20Importancia%20SI%20Logistica.pdf.pdf> Acessado em 01 de Nov. 2010

PESSOA, Gerisval. Produção e Logística: Localização das Instalações. Disponível em: <http://www.scribd.com/doc/6260016/Localizacao-Industrial>.  Acesso em 01 de Nov. 2010

SAKAI, Jurandir.  A importância da logística para a competitividade das empresas: estudo de caso na indústria do pólo de Camaçari. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Escola de Administração. Salvador, 2005.

SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da Produção. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

STOCK, J. R. & LAMBERT, D. M. Strategic Logistics Management. Irwin, 3rd Edition,1993.

A Revista

A Revista ANTT é uma publicação eletrônica técnico-científica de periodicidade semestral, criada com a finalidade de divulgar o conhecimento na área de Transportes Terrestres para o público em geral, provocando o intercâmbio de informações. O público-alvo é composto por servidores, colaboradores, meio acadêmico, setor regulado, outros órgãos públicos e profissionais da área.

Entrevistados

  • Edição da Revista:
    Volume 3 Número 2
    Novembro de 2011
  • Josias Sampaio Cavalcante Júnior
    Diretor-Presidente da VALEC
    Edição da Revista:
    Volume 5 Número 1
    Julho de 2013
  • Mário David Esteves Alves
    REFER TELECOM
    Edição da Revista:
    Volume 4 Número 1
    Maio de 2012
  • Luiz Pinguelli Rosa
    Presidente do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas
    Edição da Revista:
    Volume 4 Número 2
    Novembro de 2012
  • Luís Henrique Baldez
    Presidente Executivo da ANUT
    Edição da Revista:
    Volume 3 Número 2
    Novembro de 2011
  • Marcelo Perrupato
    Secretário Nacional de Políticas de Transportes
    Edição da Revista:
    Volume 3 Número 1
    Maio de 2011
  • Paulo Sérgio Oliveira Passos
    Ministro dos Transportes
    Edição da Revista:
    Volume 2 Número 2
    Novembro de 2010
  • José Roberto Correia Serra
    Diretor presidente da CODESP
    Edição da Revista:
    Volume 2 Número 1
    Maio de 2010
  • Bernardo José Figueiredo Gonçalves de Oliveira
    Diretor Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestes - ANTT
    Edição da Revista:
    Volume 1 Número 1
    Novembro de 2009
Copyright © 2012
ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres - Revista ANTT
ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres

TOPO