Caros leitores,
Chegamos a novembro com mais um número da Revista ANTT.
Nesta edição, voltamos nossa atenção a duas ações da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT com grande impacto sobre o setor transportes. A primeira é a edição das Resoluções ANTT 3.694, 3.695 e 3.696 que tratam, respectivamente, da defesa do usuário e transporte ferroviário; das regras para direito de passagem e tráfego mútuo entre malhas ferroviárias; e da definição de metas de produtividade por trecho de ferrovia. A segunda é o estudo que subsidia o PROPASS (Projeto da Rede Nacional de Transporte Interestadual e Internacional de Passageiros) que pretende reestruturar a maior rede de transportes por ônibus no mundo.
Nossa reportagem é com o senhor Luís Henrique Teixeira Baldez, presidente da Associação Nacional dos Usuários de Transporte de Carga – ANUT que opina sobre as recentes regulamentações do setor ferroviário e seu impacto. A reportagem, por sua vez, esmiúça a metodologia que serviu de base para as definições do PROPASS.
Os artigos da edição tratam de assuntos diversos, incluindo geotecnia aplicada a transportes, técnicas de pavimentação, sistemas de informação de fretes, um panorama do mercado de fretes no Brasil e desenvolvimento de software de logística e planejamento de transportes.
Desejamos uma boa leitura.